sexta-feira, 13 de abril de 2012

Red Angus

Red Angus
A expressão inglesa, Red Angus, já introduzida, como muitas outras à nossa linguagem, identifica a variedade de pelagem vermelha na raça Aberdeen Angus.
Como antes referido, a nossa criação de bovinos está direcionada para a produção de animais com pelagem vermelha, seja no Angus (Red Angus) como no Brangus (Red Brangus).
Isto não representa uma radicalização contra os pretos. Continuamos produzindo-os, de um modo geral com a característica de portadores de gene vermelho1 e sob uma pressão de seleção natural muito maior.
O direcionamento que damos nesse sentido, sem estar embasado em fundamentos técnicos provados, representa uma opção tomada há muito tempo e leva em consideração que a grande maioria das raças bovinas tem no vermelho a sua cor predominante.
O artigo, O Aberdeen Angus Vermelho, escrito por José Collares (Jornal dos Criadores, outubro de 1993, página 18), então titular do Herd-Book Collares, Associação Nacional dos Criadores - ANC -, traz algumas informações de caráter histórico para essa variedade, como a seguir se transcreve:
= No ano de 1938, pela primeira vez no país, é anotado um terneiro vermelho no plantel preto da firma Fernando C. Riet & Irmãs, Estância Camoaty, em Uruguaiana. RS.
= Os livros genealógicos, em países diversos, sempre foram liberais quanto a cor, fazendo exceção aos Estados Unidos, onde criaram nova entidades para registrar os que não fossem pretos.
= No ano de 1948, na Exposição Royal (Royal Show), na tradicional Grã-Bretanha, um touro da variedade vermelha com o bonito nome de Red Eagle (Águia Vermelha), sagrou-se Reservado de Grande Campeão.
= Embora sem maior entusiasmo pela variedade vermelha, já no ano de 1966, o Sr. João Francisco Tellechea, proprietário da Cabanha Paineiras, de Uruguaiana, importa da Argentina, um pequeno número de ventres vermelhos que junto com o também pequeno número de vermelhos nascidos do plantel preto, deu início à seleção daquela variedade em seu estabelecimento. No ano de 1968, ele faz nova importação, trazendo destaque ao núcleo já existente na Paineiras e, desde algum tempo, dividido entre os herdeiros do Sr. João Francisco.
= Ultimamente, com um número já mais significativo de representantes em nossa exposição de Esteio, no ano de 1992 o Grande Campeão da raça foi um touro colorado.
O pioneirismo, a nível Brasil, da família Tellechea, no desenvolvimento da variedade vermelha da raça Aberdeen Angus (Red Angus), permitiu também que esse pioneirismo fosse estendido a raça Brangus (Red Brangus), da qual também foi pioneira na sua formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário